fertilização in vitro

4 maneiras de se preparar para a fertilização in vitro

Depois de muitas conversas entre si e com um especialista em fertilidade, o casal decide optar pela fertilização in vitro (FIV). A escolha é importante e vai impactar diretamente sua vida – principalmente se der certo! Mas é claro que, com a decisão, surgem também as dúvidas. Uma das principais é sobre o tipo de preparação que deve ocorrer antes do procedimento.

O que devo fazer antes da fertilização in vitro?

Não há regras a seguir, exceto pelo que for recomendado pelo seu médico. Ainda assim, algumas coisas podem facilitar esse processo.

1. Mude sua dieta
É provável que seu médico mencione algumas mudanças na sua dieta, ou mesmo recomende uma nutricionista para acompanhamento prévio a FIV. Mesmo se não for o caso, você pode pedir por algumas orientações.

O ideal é que, a partir de agora, você evite os carboidratos em excesso (o que inclui massas e chocolates), e foque mais nas castanhas, saladas e frutas. A alimentação saudável sempre favorece a fertilidade, e com a FIV não é diferente.

2. Faça exercícios
Se a alimentação é um grande passo para deixar seu organismo saudável, os exercícios são o empurrão necessário. Eles podem ter como objetivo a perda de peso, caso haja um quadro de sobrepeso para começar, mas são principalmente para melhorar o seu condicionamento e resistência.

A atividade física dará boas sensações, tanto físicas quanto mentais, e deixará seu corpo ainda mais preparado para a gestação. Só não precisa exagerar! Algumas caminhadas já geram bons resultados, mesmo que você não esteja em uma academia todos os dias.

3. Informe-se
Como já dissemos, é normal que surjam dúvidas durante esse período. Mesmo depois de perguntar tudo que é possível ao médico, conforme os dias passam, mais e mais questões aparecem.

Não se restrinja: pesquise à vontade e leve suas dúvidas ao consultório. Ler este artigo, já é um ótimo começo.

Só não esqueça de verificar as fontes das informações que você encontrar. Veja se estão sendo postadas por profissionais com credibilidade. Outra boa técnica para verificar a veracidade de um conteúdo é procurar por dados similares em sites diferentes. Na dúvida, anote a informação e pergunte ao médico durante a próxima consulta.

4. Relaxe e desestresse
É difícil tirar a mente da ansiedade, mas é preciso pelo menos tentar. Tente se distrair com atividades prazerosas, ou use algumas técnicas de relaxamento, como massagens terapêuticas ou meditação. Esses hábitos podem continuar com você mesmo depois da gravidez; são bons para a fertilidade, mas são melhores ainda para sua qualidade de vida!

Uma nova vida está a caminho!

Talvez você esteja com as expectativas muito altas ou ainda esteja cautelosa, mas as chances de sucesso com a fertilização in vitro são realmente boas. Siga as orientações médicas e tenha esperança!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe