7 Mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional

Ainda que a pílula anticoncepcional seja um dos métodos contraceptivos mais populares, seu uso ainda é cercado por dúvidas e meias-verdades. Será que é perigoso? Engorda? Altera o humor? Causa infertilidade? Conheça os principais mitos e verdades por trás da pílula.

1. Engorda?

PARCIALMENTE VERDADE. A pílula, por si só, não causa alterações no peso, como se acredita. O que acontece é que ela pode aumentar a vontade de consumo de carboidratos, além de aumentar a retenção de líquido no corpo. A sensação que fica é a de que o corpo está inchado, e a mudança na alimentação certamente pode levar ao ganho de peso.

2. Dá trombose?

NÃO NECESSARIAMENTE. As pílulas podem, sim, aumentar as chances de trombose em mulheres que já possuem uma predisposição genética para o problema. Por isso, é tão importante consultar um ginecologista antes de começar o tratamento, uma vez que ele pedirá os exames necessários para avaliar sua saúde, além de questionar seu histórico familiar.

3. Causa infertilidade?

MITO. Provavelmente, você já ouviu falar de uma “amiga de uma amiga minha” que sofreu com problemas de fertilidade após o uso do anticoncepcional. Mas é extremamente improvável que as duas coisas tenham alguma relação.

Se a fertilidade da mulher está em boas condições, simplesmente parar de usar a pílula é o bastante para engravidar. Portanto, se há alguma dificuldade, as reais razões devem ser investigadas.

4. Causa mudanças na pele?

VERDADE, mas o tipo de mudança varia de acordo com os hormônios de cada pílula. Algumas podem aumentar a oleosidade, enquanto outras podem diminuí-la, ressecando a pele. Vale encontrar uma boa opção para o seu tipo de pele, com a ajuda do ginecologista responsável.

5. Reduz as cólicas?

VERDADE. Essa vantagem foi descoberta na Suécia, por meio de um estudo de mais de 30 anos feito pela Universidade de Gotemburgo. Quem usa a pílula tem, realmente, menos cólicas.

6. Álcool e antibióticos afetam a eficácia?

VERDADE. O álcool é perigoso, principalmente se for ingerido de forma abusiva, tanto pelas chances de vômitos que expulsariam a pílula do organismo, quanto pelo risco de doenças hepáticas causadas pelo uso associado das duas coisas.

Já no que diz respeito aos remédios, em geral, a eficácia do anticoncepcional não é reduzida pelo uso de antibióticos, antidepressivos e anticonvulsivantes.

7. Dá celulite?

PARCIALMENTE VERDADE. Assim como no primeiro item, o que acontece mesmo é a retenção de líquidos e inchaço. Dessa forma, quem já tem tendência à celulite pode apresentá-la, principalmente se a mulher for sedentária e mantiver uma má alimentação.

Muito do que se fala sobre a pílula anticoncepcional é verdade apenas para algumas mulheres. O melhor a fazer é sempre tirar quaisquer dúvidas com um profissional da saúde, para só então tomar qualquer decisão.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe